Evento bienal promoveu três dias de debates, propostas e articulação direta entre comunidade, governo e parlamentares, com foco no desenvolvimento urbano da região, consolidando-se como o principal espaço de articulação técnica, institucional e cidadã da região administrativa.
O Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) recebeu, entre os dias 26 e 28 de agosto, o 5º Workshop de Regularização e Urbanização do Jardim Botânico, evento promovido pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB). A programação contou com mais de 20 atividades entre painéis, oficinas, rodas de conversa e audiências, com participação presencial e transmissão ao vivo. Lideranças comunitárias, moradores, especialistas e representantes de praticamente todos os órgãos do GDF debateram soluções concretas para as principais demandas da região.

Mesa composta por representates de órgãos públicos do Governo do Distrito Federal (GDF) e Líderes comunitários na cerimônia de abertura do 5º Workshop de Urbanização do Jardim Botânico. | Foto: Arquivo MCJB
Destaques da programação
Foram destaques a palestra sobre Urbanismo Sustentável, os painéis sobre Mobilidade Urbana e sobre o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). As discussões geraram encaminhamentos objetivos, como propostas de obras viárias, pedidos de alteração no PDOT, ajustes no transporte coletivo e sugestões de planejamento urbano. Todas as proposições foram sistematizadas e serão reunidas em um relatório final que será entregue ao GDF e à Câmara Legislativa do DF (CLDF).
Durante a cerimônia de abertura, o diretor do DER-DF, Fábio Cardoso, elogiou a organização comunitária: “Eu gostaria muito que toda a comunidade fosse tão organizada quanto essa aqui do Jardim Botânico”. O administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, também ressaltou a evolução das parcerias com o MCJB: “Nossa administração participou ativamente do Workshop em 2023 (…) evoluímos muito de 2023 para cá, com o apoio do Movimento, dos síndicos, com a Frente Parlamentar, vamos construindo”!
Já o presidente do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Rôney Nemer, reafirmou o compromisso com a comunidade: “O IBRAM sempre apoia as atividades do MCJB, porque aqui não ficam apenas no discurso. Por isso, vamos renovar a parceria que temos com vocês e o CPS. O trabalho de vocês é um exemplo para todo o DF. Quem ganha com o trabalho de vocês são as futuras gerações”.

Atendimento especializado à comunidade pelos órgãos públicos do Governo do Distrito Federal (GDF) ocorrido durante todo o 5º Workshop de Urbanização do Jardim Botânico. | Foto: Arquivo MCJB.
Na cerimônia de encerramento, a presidente do MCJB, Rose Marques, destacou a importância da união: “Nós fazemos aqui política pública, não partidária. Precisamos estar unidos e conscientes dos nossos direitos e das nossas obrigações, para um futuro melhor da nossa comunidade”.
Um dos momentos mais expressivos foi a reunião da Frente Parlamentar do Jardim Botânico (FPJB), realizada em 27 de agosto, com presença dos deputados distritais João Cardoso (presidente), Thiago Manzoni (vice-presidente), Rogério Morro da Cruz e Gabriel Magno, além de um representante do presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz. Os parlamentares ouviram diretamente as demandas da comunidade e reafirmaram o compromisso com a defesa dos interesses da região, especialmente no processo de revisão do PDOT.

Reunião da Frente Parlamentar do Jardim Botânico (FPJB) no 5º Workshop de Urbanização do Jardim Botânico. | Foto: Arquivo MCJB
Evento com identidade comunitária
Quase mil pessoas passaram pelo CPS durante os três dias, sem contar as pessoas que acompanharam o evento pelo canal do Youtube do MCJB, com envolvimento direto de síndicos, associações, técnicos e autoridades, destaque especial às associações de moradores do Jardins Mangueiral Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral (AAJM) e Associação dos Moradores do Jardins Mangueiral (AMOR-JM), que participaram ativamente dos debates regionais que impactam o bairro mais populoso do Jardim Botânico.
A cada edição, o Workshop se fortalece como um modelo de participação cidadã. A expectativa é que o relatório final do evento seja usado como referência pelo GDF na definição de investimentos e políticas públicas para o Jardim Botânico.
Feira Técnica, Sala de Imprensa e apoio institucional
A Feira Técnica tornou-se um dos espaços de maior circulação, reunindo empresas apoiadoras e prestadoras de serviços para condomínios e para a comunidade em geral. Esse ambiente fortaleceu o vínculo entre iniciativa privada, organizações comunitárias e poder público, viabilizando parcerias e soluções para o cotidiano local.
Outro destaque foi a Sala de Imprensa, organizada e conduzida pela jornalista Poliana Costa, do Jornal Daqui DF, que funcionou como ponto de encontro para registro dos melhores momentos do evento, divulgação de informações em tempo real e fortalecimento do diálogo entre imprensa, comunidade e órgãos públicos.
Agradecimento especial
O MCJB agradece publicamente a todos que contribuíram para o sucesso do 5º Workshop: aos síndicos e lideranças dos condomínios e associações de moradores, aos voluntários que atuaram nos bastidores e na linha de frente, às empresas patrocinadoras, aos parceiros institucionais e comunitários, em especial aos colaboradores do MCJB e a todas as instituições públicas e privadas que acreditam na força da participação cidadã e na construção coletiva de soluções sustentáveis para o nosso território.
O MCJB agradece aos patrocinadores que tornaram o evento possível, com apoio fundamental para a sua realização.
Patrocinadores: Leroy Merlin, Colégio Digital, TT Engenharia, Vec Security, Tecnoverde, Respostas – Sistema de atendimento inteligente, Parâmetro Contabilidade, Colégio Objetivo, Supera JB – Ginástica para o Cérebro e PSM Estandes.
Apoiadores principais: Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), AirBNB, Jornal Daqui DF, todos os órgãos do GDF presentes no evento e todos os conselhos comunitários do Jardim Botânico: Conselho de Meio Ambiente (COMDEMA-JB), de Cultura, de Planejamento Urbano e de Segurança.

Participação da comunidade e representantes de órgãos públicos do GDF na roda de conversa no 5º Workshop de de Urbanização do Jardim Botânico. | Foto: Arquivo MCJB.
Participe da construção do futuro do Jardim Botânico
O Movimento Comunitário do Jardim Botânico convida a comunidade a continuar engajada. A próxima oportunidade será o JB Fest 2025, que vai celebrar os 10 anos do MCJB e os 21 anos do Jardim Botânico. O evento ocorrerá entre os dias 18 e 20 de setembro, no CPS. Saiba mais em: www.mcjb.org.br/aniversariojb
Acompanhe o MCJB!
Entre em contato: (61) 3427-3038 | 99433-8517
E-mail: contato@mcjb.org.br
Site: www.mcjb.org.br
Conecte-se às nossas redes e canais:
Grupo de notícias no WhatsApp: clique aqui
YouTube: @movimentojb
Instagram: @movimentojb
Facebook: facebook.com/movimentojb
Movimento Comunitário do Jardim Botânico – Construindo juntos uma cidade mais sustentável e unida!






