Leandro Cipriano, da Agência Saúde

A Secretaria de Saúde promoverá, neste sábado (25), o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica deste ano. A meta é vacinar, no mínimo, 100 mil cães e gatos em todo o Distrito Federal. O objetivo é prevenir a raiva animal para evitar a ocorrência de casos da doença em humanos.

A raiva é uma zoonose viral, aguda, letal e pode atingir a todos os mamíferos. Por isso é uma ação muito importante de saúde pública. Buscamos atingir 80% de toda a população de cães e gatos do DF com a vacinação antirrábica. A meta é vacinar, ao longo do ano, 271.408 cães e gatos“, detalhou o diretor de Vigilância Ambiental, Denilson Magalhães, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (24), no auditório da sede da Secretaria de Saúde.

Serão 248 postos fixos de vacinação funcionando de 9h às 17h, em frente a estabelecimentos como unidades básicas de saúde (UBSs), Núcleo de Inspeção Sanitária, comércios, praças, igrejas e escolas públicas e particulares. A Secretaria de Saúde disponibilizou uma lista com os endereços de todos os postos nas regiões administrativas (clique aqui para visualizar). No Jardim Botânico serão dois postos de vacinação, um no Condomínio Ouro Vermelho I e outro na tenda da Associação de Moradores do Jardins Mangueiral, na quadra 14

A imunização é indicada para cães e gatos saudáveis com mais de três meses de vida, além de fêmeas gestantes e parturientes. Os animais que receberem a primeira dose da vacina devem ser revacinados após 30 dias (depois só é necessária a vacinação anual).

O diretor de Vigilância Sanitária ressalta que a população deve conduzir seus cães com coleira – e focinheira se forem mais agressivos –, evitando qualquer problema. No caso dos gatos, devem estar em caixinhas ou saco de linhagem que facilitem a aplicação da vacina. “Vale lembrar aos donos para não entregarem a condução dos animais para as crianças. Pedimos que os adultos façam isso. Assim, evitam-se problemas“, destaca.

Caso o público não consiga vacinar seus animais no Dia D da campanha, Magalhães lembra que a Secretaria de Saúde possui 10 postos de vacinação distribuídos entre as regiões administrativas do DF, localizados nos núcleos regionais de Vigilância Ambiental. “Eles funcionam todo o ano, de segunda a sexta. Então, a população não precisa aguardar este sábado. Pode ir em qualquer dia da semana. A campanha é apenas para ampliar a cobertura.

A média de vacinação anual é de 150 mil a 200 mil cães e gatos. Em 2012, o número foi recorde, com 222.266 vacinados. Em 2016 foram vacinados 199.999 cães e gatos.

ETAPA RURAL – A segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos ocorrerá em 2 de dezembro, na área rural, das 9h às 17h, em postos volantes e fixos. A iniciativa contará com o apoio de colaboradores de instituições públicas civis e militares.

Serviço:
Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica
Data: 25/11/2017
Locais na RA-XXVII do Jardim Botânico:
– Condomínio Ouro Vermelho I: Estrada do Sol, km 8 – Jardim Botânico
– Tenda da Associação dos Amigos do Jardim Mangueiral (AAJM): Av. Regional ao lado da QC 14
– Clique aqui para ver os locais de todos os postos de vacinação para o dia 25/11/2017 no DF.
Informações – Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) – telefone (61) 33448527

 

Campanha de Vacinação Antirrábica - 25/11/2017