O Governo do Distrito Federal (GDF) confirmou que vai lançar até o final de 2025 a licitação para construção do Terminal Rodoviário do Jardim Botânico. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha na última terça-feira (23), durante a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço da Rodoviária da Cidade Estrutural.
A iniciativa atende a uma das mais antigas e urgentes demandas da população do Jardim Botânico, que hoje ultrapassa 80 mil habitantes. A região é a quinta maior do DF em extensão territorial e uma das que mais cresce populacionalmente, mas ainda não conta com um terminal próprio de ônibus.
O Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) tem liderado, desde 2015, a mobilização pela implantação do terminal. A conquista de uma área no Jardins Mangueiral, aliada à atuação intensa junto ao poder público, permitiu avanços no planejamento e nas exigências técnicas para o projeto. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (SEMOB) já confirmou que o terminal contará com oito baias para embarque e desembarque e com infraestrutura para micro-ônibus, as “zebrinhas”, que farão a integração entre bairros da região.
O anúncio ocorre dias após pressão da comunidade pela suspensão da implementação da faixa exclusiva de ônibus entre os dias 18 e 22 de setembro entre São Sebastião e o Jardim Botânico. A decisão da Secretaria de Mobilidade (SEMOB), atendendo integralmente à solicitação do MCJB e da Frente Parlamentar do Jardim Botânico, é atribuída à pressão popular e ao diálogo com lideranças locais. Segundo a própria Semob, a faixa permanecerá suspensa até a conclusão de estudos técnicos aprofundados sobre o transporte coletivo na região.
A realidade do transporte no Jardim Botânico é marcada por superlotação, poucas linhas exclusivas e tarifas elevadas. Atualmente, apenas 13,8% dos moradores usam ônibus para ir ao trabalho, segundo o PDAD 2024. Entre os que utilizam o transporte público, 72,2% relatam superlotação nos horários de pico, escassez de linhas e irregularidade de horários.

Pesquisa realizada pelo MCJB em 2024, sobre Mobilidade Urbana no Jardim Botânico – Clique aqui para ter acesso a pesquisa completa
Com a implantação do terminal, espera-se não apenas maior conforto, segurança e integração entre linhas, mas também possível redução da tarifa, hoje em R$5,50. Estudos apontam que, com trajetos otimizados, a tarifa poderia cair para R$3,80 ou até R$2,70, o que representaria alívio no orçamento das famílias.
A obra é considerada estratégica não apenas para a mobilidade, mas para o desenvolvimento urbano e social da região.
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