Incêndios expõem urgência de um Grupamento de Bombeiros no Jardim Botânico

Governador ordena ligação da Avenida do Sol ao novo viaduto da JK e anuncia licitação até dezembro
agosto 15, 2025

Incêndios expõem urgência de um Grupamento de Bombeiros no Jardim Botânico

Jardim Botânico, 20 de agosto de 2025
Editorial por Livino Silva – Presidente do Conselho de Segurança do Jardim Botânico – CONSEG-JB

No último domingo, 17 de agosto, um incêndio de grandes proporções consumiu a vegetação próxima ao bairro Jardins Mangueiral, na Região Administrativa do Jardim Botânico. As chamas avançaram rapidamente, atingindo áreas próximas a residências, presídios e à subestação elétrica local, gerando, além da recorrente preocupação, pânico na comunidade. O risco do fogo alcançar casas e o Complexo Penitenciário da Papuda evidenciou, mais uma vez, uma vulnerabilidade inaceitável: a ausência de uma unidade própria do Corpo de Bombeiros na região.

Incêndio próximo ao bairro Jardins Mangueiral | Foto: Reprodução comunidade

Apesar da resposta ágil e heroica do 17º Grupamento de Bombeiros, sediado em São Sebastião, o contingente limitado e a sobrecarga operacional impediram uma contenção mais célere do fogo. É inadmissível que a quinta maior Região Administrativa do Distrito Federal, com cerca de 80 mil habitantes e extensas áreas de vegetação nativa, siga desassistida por equipamentos públicos essenciais de segurança.

A tragédia só não foi maior graças à existência de aceiros previamente implementados pelo poder público. Sorte que, infelizmente, não tiveram os dois servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que, em 29 de julho, morreram carbonizados tentando conter as chamas às margens da DF-251. Até quando vidas precisarão ser perdidas para que o poder público reconheça a urgência da situação?

Incêndio próximo ao bairro Jardins Mangueiral | Foto: Reprodução comunidade

O Jardim Botânico é uma das regiões que mais cresce no DF. Sua população clama, há anos, pela instalação de estruturas próprias de segurança pública — incluindo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Delegacia de Polícia Civil. O CONSEG-JB e o CONSEG-Tororó têm reiteradamente oficiado a Secretaria de Segurança Pública do DF (confira na matéria) solicitando sua intermediação junto ao GDF, mas até o momento, quando obtemos respostas, estas apontam para cenários ainda muito distantes.

Não pedimos privilégio, apenas o mínimo necessário para garantir segurança, preservar vidas, proteger o patrimônio e salvaguardar o meio ambiente. A instalação de um batalhão de Bombeiros no Jardim Botânico não é mais uma reivindicação: é uma necessidade emergencial.

17º Grupamento de Bombeiros | Foto: Reprodução comunidade

A pauta da segurança pública estará no centro das discussões do 5º Workshop de Urbanização do Jardim Botânico. Convidamos todos os moradores a participarem ativamente. A presença e o engajamento de cada cidadão são fundamentais para construirmos juntos uma cidade mais segura, justa e preparada para os desafios que se apresentam.

👉 Participe. Compartilhe. Exija.
https://www.mcjb.org.br/workshop/

 

CONTATO MCJB
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Jardim Botânico? Entre no nosso grupo de notícias do whatsapp
➡️
 Portal de Notícias – MCJB

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook 

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

Deixe um comentário