Eleições do Conselho Comunitário de Segurança do JB

A eleição para a diretoria (mandato de quatro anos) do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança)  do Jardim Botânico acontece na próxima quinta-feira, 15 de agosto.

O Conseg é uma entidade comunitária e de cooperação voluntária, onde pessoas discutem, analisam, planejam e acompanham problemas sobre a segurança pública da região, em busca de soluções. Para isso, é preciso estreitar a relação entre moradores e lideranças locais com os agentes da Segurança Pública, o que é possível através do Conseg. 

Os órgãos que participam das reuniões do Conseg são: Detran, DER, Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, antiga Agefis  agora DF Legal e a Administração Regional do Jardim Botânico. Os membros do Conselho do JB também participam das reuniões do Conselho de Segurança de São Sebastião.

Nos últimos anos o Conselho apresentou novidades e projetos que mostraram resultados efetivos para a comunidade. O modelo de grupos no Whatsapp criado no Gama foi implantado no Conseg do Jardim Botânico, transformando o aplicativo em um canal direto entre a comunidade e o 21º Batalhão da Polícia de São Sebastião.

O atual presidente do Conseg, Livino Silva Neto, ressaltou a importância da contribuição da comunidade do Jardim Botânico que,  ao conhecer os aparatos e mecanismos de segurança pública, pode realizar demandas específicas, o que auxilia no processo. “Sem a participação comunitária é impossível a gente chegar a uma segurança pública de qualidade”, afirmou Livino.

Outro ponto levantado por Livino é a falta de equipamentos públicos na área da segurança. O Jardim Botânico continua sem delegacia, batalhão da Polícia Militar e corpo de bombeiro. O ponto de polícia da DF-001, localizado em frente ao comércio do JB, e revitalizado pela comunidade, não é utilizado até hoje.

A falta de efetivo da Polícia Militar na região é considerada por Livino o problema macro da região. A mudança da forma de registro e leitura das ocorrências revela de forma mais precisa o real problema na região. No bairro, são 2.208 furtos a transeuntes, enquanto furto de veículos alcançou 267 ocorrências registradas, somente no mês de julho de 2019 (fonte: Secretaria de Estado da Segurança Pública do GDF).

Balanço criminal por natureza do Distrito Federal no ano de 2018

Balanço criminal por natureza do Distrito Federal no ano de 2019