Comunidade JB e 21º BPMDF impedem duas tentativas de grilagem

SLU finalmente implantará a coleta seletiva inclusiva no JB
abril 13, 2022
MCJB se reuniu com DER para tratar de soluções viárias
abril 19, 2022

Comunidade JB e 21º BPMDF impedem duas tentativas de grilagem

Chácara próxima ao condomínio Ouro Vermelho I sofreu tentativa de invasão, flagrada por moradores da região, que acionaram o 21º Batalhão da Polícia Militar de São Sebastião na madrugada de sexta-feira (15/04).

Por Ana Comarú – Publicado em 15/04/2022

Mesmo com a atuação da rede de Vizinhos Protegidos e do 21º BPMDF, que coibiram a ação durante a madrugada, houve uma nova tentativa de grilagem nesta manhã. Viaturas que permaneceram no local identificaram a  dupla de invasores que retornaram à região e demarcavam a área com piquetes. 

Conforme relato do Tenente Manzotte, responsável também pela Rede de Vizinhos Protegidos, a abordagem foi marcada por resistência, ameaça e desacato. Os infratores já haviam sido flagrados na madrugada de sexta-feira e foram conduzidos novamente à delegacia pelos crimes de grilagem e desacato. Dois veículos que estavam no local foram encaminhados ao depósito do Detran-DF por irregularidades administrativas.

Nosso objetivo não se limita apenas em inibir ações delitivas, mas em estabelecer essa relação de integração da comunidade com a Polícia Militar através da participação de todos no processo”, afirma Manzotte. 

Livino Silva Neto, Presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) e do Conselho de Segurança do JB, parabenizou a rede de Vizinhos Protegidos, a Administração Regional do JB e a Polícia Militar do DF, pela celeridade da ação. “Esse é o grande sucesso de se participar de uma comunidade atuante e que cuida de seus vizinhos”, afirma Livino. 

Primeira tentativa foi na madrugada de sexta-feira (15/04)

Segundo relatos da comunidade, enviados por áudio, a chácara, alvo da invasão, estava ocupada por várias pessoas, portando foices e tábuas de madeira. Muita gente mal encarada, desde ontem rondando a região, demarcando toda a área, até a estrada, e agora os caminhões estão chegando”

Após o chamado da rede de Vizinhos Protegidos, viaturas do 21º Batalhão da PM e uma viatura do Batalhão Rural da PMDF compareceram ao local e impediram a invasão. Em entrevista ao Portal Movimento, Tenente Manzotte, relatou que, após observarem o movimento de roçagem na área, os policiais realizaram a abordagem dos presentes e o encaminhamento do proprietário da chácara à delegacia, para a formalização da queixa contra o crime de invasão. 

Como agir em casos de invasão de terra pública ou particular

O MCJB e o 21º BPMDF orientam os moradores da região a não se exporem e a denunciar tentativas de invasão e grilagem de terra aos órgãos competentes:

21º BPMDF:

(61)  9 9427-3778

Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e a Ordem Urbanística (Dema):

A Dema pode ser acionada diretamente pelo número 197, pelo WhatsApp (61) 98626-1197 ou pelo e-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br . 

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar atende 24 horas pelo telefone (61) 3190-5190 e pelo WhatsApp:(61) 99351-5736.

DFLegal:

Ligue 162 ou denuncie pelo site: http://www.ouvidoria.df.gov.br

Deixe um comentário