Coleta Seletiva Inclusiva chega a mais um condomínio no JB

Confira todos os descontos e benefícios oferecidos por escolas e universidades para moradores do JB em 2021
novembro 12, 2020
Condomínio Verde em festa! Sai Decreto do Governador aprovando Regularização
novembro 24, 2020

Coleta Seletiva Inclusiva chega a mais um condomínio no JB

Foto: Ascom/Ville de Montagne

Repensar, Reutilizar, Reduzir e Reciclar! Ville de Montagne é o 11º condomínio a aderir à coleta seletiva inclusiva na região, com a Recicla Mais Brasil 

O movimento por um bairro Lixo Zero, pautado por práticas sustentáveis que reflitam a conscientização crescente dos moradores da região, ganha forças. Em novembro, o Ville de Montagne foi o novo condomínio do Jardim Botânico a aderir à coleta seletiva inclusiva. 

Para David Carvalho, Diretor de Meio Ambiente do Ville de Montagne, estar inserido ao Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) garante muitos benefícios para o condomínio. “Estamos literalmente na dinâmica das conquistas da região, que já vem desfrutando das benesses e performance da Recicla Mais Brasil”, celebra. 

O trabalho realizado pelas Cooperativas e Associações de catadores é de fundamental importância para a melhor gestão dos resíduos descartados. Os condomínios do Jardim Botânico, com média de mil residências, são considerados de médio a grande na geração de resíduos sólidos.

 

Fotos: Ascom/Ville de Montagne

Os benefícios vão além do âmbito ambiental. O programa resulta na geração de emprego e renda para famílias que viviam abaixo da linha da pobreza. Os condomínios associados ao MCJB também ganham, ao receberem 10% de desconto no valor total do contrato. Também beneficiam-se com campanhas educativas e de conscientização para os moradores, realizadas com a utilização de material próprio da cooperativa/associação. 

Análise e apresentação de resultados

Os Relatórios de Gravimetria de cada condomínio são fundamentais para identificar os pontos onde se faz necessário aprimorar a separação, a forma de descarte e o direcionamento das campanhas de conscientização. Por meio desses relatórios também é possível acompanhar o volume total de resíduos produzidos pelo condomínio e o quanto foi aproveitado pelos catadores.

Evolução do trabalho da Cooperativa

Durante o período de atuação da Recicla Mais Brasil, iniciado em 2017, foram realizados cursos de capacitação para os profissionais da coleta, em conjunto  com o MCJB. Os Cooperados aprenderam sobre logística, produtividade, distribuição justa de renda e gestão administrativa. A profissionalização oferecida mostrou grandes resultados em poucos anos – Confira aqui.

 

 

Deixe um comentário