Da Redação do MCJB – 20/02/2017

 

A anunciada reforma do Posto Policial do JB já começou. Ação comunitária visa parceria com a PM para melhorar a segurança pública no bairro. Uma viatura parada já foi consertada e está de volta ao patrulhamento das ruas do bairro.

 Posto Policial 19

Secretário Geral do Movimento e síndico do Condomínio Jardins do Lago Qd.1, Washignton Lima (c), segura contrato assinado de reforma do Posto Policial do Jardim Botânico, ao lado do Capitão Hildon (e) que estava representando a Polícia Militar, e dos funcionários e proprietários da empresa Avante Engenharia e Manutenção, Ricardo e Gustavo (d). Foto: MCJB

 

Foi assinado na última quarta (8) o contrato de prestação de serviço para a reforma do Posto Policial do Jardim Botânico entre a Avante Engenharia e Construções e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico. A obra começou no mesmo dia. Toda reforma será custeada pela própria comunidade, através do recém criado Fundo Comunitário de Segurança do Jardim Botânico, dentro do Projeto Comunidade Vigilante proposto pelo CONSEG-JB e o Movimento, e já em fase de implementação.

 

O projeto prevê também a manutenção do Posto Policial por 12 meses, além do reparo de viaturas quebradas que estejam incapacitadas de realizar o patrulhamento por falta de contrato de manutenção do GDF.

 Posto Policial Viatura 22

Na última sexta (10), foi entregue a primeira viatura recuperada, graças a uma parceria com a oficina Madrinha Car, que doou ao Fundo Comunitário de Segurança uma cota de apoio. Ainda existem cinco viaturas paradas aguardando manutenção no 21º BPM, o batalhão responsável pela segurança do Jardim Botânico, São Sebastião, parte do Tororó e parte do Altiplano Leste.

 

Condomínios e Associações de moradores do bairro participam de campanha de doações para o Fundo Comunitário de Segurança do bairro (clique aqui para ver quem já ajudou), cujos valores ainda são insuficientes para atingir os objetivos do projeto.Posto Policial 11A comunidade do Jardim Botânico tem a possibilidade de ter um benefício direto com a revitalização do posto policial e do reparo das viaturas que atuam na nossa região, (…) o Estância está abraçando essa ideia e convidando os demais condomínios a colaborar com esse projeto”, informou Cristina Mattos, síndica do Condomínio Estância Quintas da Alvorada e que já contribuiu com o projeto. Paulo Isidoro, presidente da Associação de Amigos do Jardins Mangueiral (AAJM), destacou que “não poderia ficar de fora de uma parceria que envolve toda comunidade organizada (…) principalmente quando o tema é segurança pública. O Estado tem demonstrado pouco cuidado com a nossa região nesse tema(…) essa iniciativa é muito positiva e fico feliz de poder participar dessa parceria, sociedade organizada ajudando o Estado e um ajudando o outro”.

 Posto Policial 16

Funcionário da empresa Avante faz retoque na pintura e retira vazamentos. Posto ficava todo molhado em época de chuva

 

O projeto Comunidade Vigilante do JB foi formalizado durante a última reunião do CONSEG-JB de 2016, com a presença da Administração Regional do Jardim Botânico, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar do DF e outros órgãos de segurança. O projeto também representa uma mudança de atitude da comunidade em relação a inapetência do governo em reaparelhar a Polícia Militar no DF e está em conformidade com um dos principais objetivos do Movimento, que é viabilizar mecanismos próprios para solução dos problemas da comunidade, implementando políticas comunitárias de 3º setor, em substituição às constantes reclamações e reivindicações de direitos. A primeira etapa – a implantação do SMAPI (botão de pânico) nos condomínios, já foi praticamente concluída. Agora, o projeto dispara a segunda etapa, que é a reforma do Posto Policial e recuperação das viaturas paradas.

 

A reforma começou com a retirada de entulho e uma limpeza grossa para facilitar a pintura. A caixa d’água, quebrada há muito tempo, foi consertada e já voltou a funcionar. Também foram reparados os vazamentos de esgoto. Segundo Ricardo, proprietário da Avante Engenharia, empresa contratada para executar toda a reforma, as próximas etapas contemplam a parte elétrica e a pintura do posto.

 Posto Policial 1

Posto Policial do Riacho Fundo 1 – Como ficará o Posto Policial do Jardim Botânico, após reforma

 

A reinauguração do posto está prevista para meados de março. A entrega das viaturas paradas depende da arrecadação de recursos para o fundo comunitário. Segundo os gestores do fundo os valores arrecadados até o momento só permitiram iniciar as obras de reforma e reparar uma das viatura.

 

Para saber mais sobre o projeto Comunidade Vigilante do JB, clique aqui.