Solução para o trânsito do JB é tema de audiência na CLDF

Governador Ibaneis Rocha assina ordens de serviço para obras no Jardim Botânico
maio 14, 2022
MCJB busca soluções para a Coleta Seletiva Inclusiva no JB
junho 2, 2022

Solução para o trânsito do JB é tema de audiência na CLDF

A direção do Movimento Comunitário do Jardim Botânico participou, nesta segunda-feira (23), de audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal, para tratar sobre as políticas de trânsito para a Avenida do Sol, mas que impactam em todo JB. 

Publicado por Ana Comarú – 27/05/2022

A iniciativa foi conduzida pelo deputado distrital, Robério Negreiros, e teve representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Novacap e Secretaria de Cidade. Todos se comprometeram em dar os andamentos necessários a fim de sanar o problema. Entretanto, DETRAN, DER e a Administração Regional do Jardim Botânico não participaram e foram criticados pelo deputado.

O presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, Livino Silva, pontuou algumas peculiaridades da região administrativa, tais como a condição de bairro formado por condomínios horizontais que possui, segundo dados do PDAD, uma  das maiores arrecadações per capita de impostos e taxas do Distrito Federal. 

Tendo em vista o grande crescimento da nossa região, o Movimento Comunitário nasceu com a missão de lutar pela regularização dos condomínios e obtenção de toda a infraestrutura necessária“, reforçou.

A mobilidade da Avenida do Sol é tida como um grande problema para quem mora e trafega na região nos horários de pico. São aproximadamente 25 mil veículos por dia, uma grande carga de trânsito excessivo para uma via estreita, de mão dupla e sem acostamento.  

O Jardim Botânico é um ponto de passagem para outras áreas do Distrito Federal. Possuímos vários trechos com problemas, mas a avenida do sol é um grande filão. Há décadas que esperamos por uma solução“, ressaltou Livino, ao lembrar que importantes ações já foram realizadas na área pelas gestões passadas da Administração Regional.

 “Voltamos a nos preocupar. Agora temos novas escolas e supermercados em uma via que não tem capacidade“, completou.

O Movimento Comunitário apresentou alguns dos problemas enfrentados na via, tais como baixa fluidez, vários quebra-molas, falta de acostamentos e vias de escape (clique aqui para acessar a apresentação), falta de segurança na via, principalmente na época de chuvas.  

Também foram apresentadas possíveis soluções que visam contribuir para o descongestionamento das vias. Dentre elas, a instalação de uma rotatória, bem como estudos sobre substitutos para os quebra-molas, construção de galerias de águas pluviais, atuação do batalhão dentro das escolas, entre outros.

Confira a apresentação do MCJB

Deixe um comentário