![]() |
| Movimento Comunitário do Jardim Botânico surge como novo modelo de organização social – OSCIP |
![]() |
| Foto de diretoria eleita na assembleia de constituição do Movimento |
As primeiras conquistas práticas começaram já em 2015. Pela primeira vez o Jardim Botânico obtém uma demarcação geográfica, com a Portaria nº 4. Na Câmara Legislativa, a extinção da RA não passou. Um blog de notícias foi criado exclusivamente para o bairro. O 1º Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico é implementado. O DER executa obras de melhoria na subida da QI 23 e no colapsado balão do Jardim Botânico. E, dentre várias outras ações, promoveu o 1º mutirão de recuperação de área degradada.
Em 2016, mais organizado e devidamente institucionalizado, o Movimento cresce ainda mais e obtém mais benefícios para a comunidade do Jardim Botânico. Organiza o primeiro evento esportivo comunitário de sua história – a 1ª Copa de Futsal. Inicia seu programa de convênios e descontos, obtendo centenas de benefícios com empresas locais e nacionais para seus associados, até desconto em combustível. Promove a 1ª Feira do Empreendedorismo e a 1ª Feira Ambiental, em grandes parcerias, como o SEBRAE e a Secretaria de Meio Ambiente. Lança o programa JB sustentável, com o objetivo de transformar o Jardim Botânico no primeiro grande bairro autossustentável do hemisfério sul. Em abril, uma grande conquista, em reunião com o governador, únicas lideranças do Jardim Botânico recebidas por ele em seu governo, recebe a promessa de reativação da administração regional e a garantia de manutenção da Região Administrativa do Jardim Botânico.![]() |
| Entrega para a comunidade da 1ª linha de ônibus exclusiva para o Jardim Botânico |
O bairro se transforma em um canteiro de obras e é iniciada a construção do primeiro parque vivencial. O estacionamento do comércio finalmente é reformado, baias de ônibus são construídas e a sinalização de trânsito é refeita. O Jardim Botânico consegue implementar, pela primeira vez em sua história, uma linha de ônibus exclusiva e, depois de várias reuniões com o poder público, recebe do GDF a formalização de um destacamento exclusivo de policiais para o bairro. O Movimento também promove o 1º Passeio Ciclístico do bairro, já considerado o segundo maior passeio ciclístico do DF em sua 1ª edição.
Hoje o Movimento se orgulha de ser a maior OSCIP do DF e uma das maiores do Brasil, representando quase 50 mil pessoas. Está alinhado com as políticas públicas do GDF e, a cada dia, recebe a adesão de novos condomínios, novas pessoas e novos comerciantes. Trabalha em parceria com o governo, principalmente com o atual administrador interino, que atua como parceiro na busca de soluções para a comunidade.
3 Comentários
Inicialmente, gostaria de cumprimentar os idealizadores do Movimento. Pessoas de boa fé e com acendrado amor ao que planejam e executam. Colocam alma no que fazem. Dedicam boa parte de seu tempo em benefício da coletividade, em detrimento de suas famílias. Uma comunidade para ser forte precisa de pessoas que se envolvam no que faz. Essa equipe com certeza, conseguirá mais sucesso em outras realizações. Cumprimento a todos os integrantes do Jardim Botânico que acreditam que a união de todos trará uma comunidade melhor. Nós não estamos acostumados a participar ativamente. Creio que se assim o fosse, a equipe que nos representam na busca de realizações de nossas demandas, se sentiriam ainda mais fortes. Estamos apenas começando. Tenho a certeza que faremos do nosso Jardim Botânico um lugar cada vez melhor para morar. A nossa participação junto ao Movimento deve ser constante. o Apoio aos eventos e reuniões com as autoridades devem ser prioridade de nossas presenças. "Juntos somos mais fortes". Parabéns ao Movimento Comunitário e Parabéns àqueles que acreditam e participam por um Jardim Botânico cada vez melhor.
Parabenizo os idealizadores do Movimento por sua tenacidade, dedicação, empreendedorismo e dedicação na busca da união e organização do bairro Jardim Botânico. Gratifica-nos moradores e associados do Movimento podermos fazer parte deste grupo, participando e contribuindo para esse grandioso trabalho.
Heloisa Studart ( Cond. Village da Alvorada II)
Tenho o prazer de ter visto o nascimento desta excepcional iniciativa. Cada vez mais ela traduz os anseios do nosso querido Jardim Botânico.
Muito ainda temos que fazer, e em minha humilde opinião acho que devemos focar nossos esforços na realização da "nova estrada", desafogando a Avenida do Sol, e dando uma solução definitiva para o nosso problema de mobilidade.
Parabéns a Rose, e a todos os envolvidos nesta iniciativa!
Estamos juntos!!!