Jardim Botânico elege Conselho de Cultura
08/11/2016
Moradores do Condomínio Estância Quintas da Alvorada plantam 200 mudas nativas do Cerrado
15/11/2016

Linhas de ônibus do Jardim Botânico suspensas desde sexta-feira

Da Redação do MCJB – 15/11/16

Desde sexta-feira (11) a empresa Pioneira suspendeu unilateralmente todas as 4 linhas de ônibus que trafegam pelo Jardim Botânico, deixando milhares de moradores e prestadores de serviços sem transporte público.

A empresa alega que, na semana passada, foram queimados 3 ônibus por manifestantes contrários às derrubadas de invasões no Morro da Cruz, em São Sebastião. Como há previsão de novas manifestações, a empresa resolveu suspender as 4 (quatro) linhas de ônibus que atendem a região do Vila do Boa, São Gabriel e também todo bairro do Jardim Botânico. A decisão foi tomada sem aviso prévio aos usuários das linhas e sem comunicar o DFTRANS, órgão do GDF responsável pela fiscalização das empresas prestadoras de serviço do transporte público.

Com isso, todos os moradores e funcionários que trabalham no Jardim Botânico estão sem transporte público. Para sair de alguns condomínios é necessário se locomover por 8 quilômetros para ter acesso ao transporte público, na DF-001 ou em São Sebastião. Usuários das linhas reclamam que a empresa, com esta atitude, pune as pessoas que utilizam o transporte público sem se preocupar com o prejuízo delas. Reclamam, também, da omissão do poder público, responsável pela garantia e segurança no tráfego dos ônibus, já que existem novas ameaças de manifestação com mais queima de coletivos. Serviços de mototáxi estão cobrando mais de R$ 20,00 por um deslocamento de São Sebastião até os Condomínios, cuja distância é de menos de 10 quilômetros.

Procurada pela redação, a empresa Pioneira afirma não ter previsão de retorno do serviço e não demonstrou preocupação com os prejuízos causados à comunidade do Jardim Botânico e de parte de São Sebastião, pela suspensão das linhas. Também não mostrou preocupação com possíveis multas emitidas pelo DFTRANS, pelo não cumprimento dos trajetos programados.

O Movimento Comunitário do Jardim Botânico informa que os moradores devem registrar reclamação na ouvidoria do GDF pelo telefone 162 ou pela internet, no site http://www.ouv.df.gov.br. É importante fornecer o número das linhas e anotar o protocolo da reclamação para cobrar depois. As linhas suspensas são as seguintes: 147.7, 180.3, 183.2 e 183.7.

ALERTA – Manifestação amanhã

Moradores do Morro da Cruz estão anunciando uma carreata para protestar contra as derrubadas da AGEFIS em São Sebastião, nesta quarta (16). A carreata tem previsão de começar às 8h saindo de São Sebastião e com destino ao Buriti. Aos motoristas que utilizam a DF-001 devem sair mais cedo para evitar possíveis bloqueios das vias de acesso ao Plano Piloto.