Da Redação do MCJB – 04/01/2017

A Estrada do Sol, apesar do nome, vem padecendo de uma escuridão crônica e institucional há muito tempo. Grande parte das luminárias ao longo de seus 8 km se apagou e não mais se acendeu. Mas, agora, a promessa de acabar com a falta de luz na Estrada do Sol se torna realidade. Publicado no Diário Oficial de hoje (04) o contrato de execução de obras.

 

O contrato é para a troca de toda iluminação da Estrada do Sol. Segundo levantamento feito pelo Movimento, será a primeira via urbana arterial do DF totalmente iluminada por lâmpadas  LED. Serão instalados 233 braços pesados com luminárias, 95 postes de aço usado, 02 novos transformadores trifásicos de 15 Kva e  substituídas 60 luminárias para LED 120 watts e 16 luminárias para LED 200 watts.  

Os equipamentos substituirão as lâmpadas de vapor de sódio, que consomem muito mais, tem alto custo de manutenção, duram menos e iluminam também muito menos do que as modernas lâmpadas LED. O valor do contrato é de quase um milhão e meio de reais.

 

Reunião entre Administração Regional do Jardim Botânico e CEB, para definição de projeto de troca de lâmpadas na Estrada do Sol

Histórico da nova iluminação

A reivindicação dos moradores é antiga, principalmente pela falta de segurança causada pelos pontos escuros da via. A CEB se recusava a trocar as lâmpadas queimadas, alegando que não foram instaladas por ela e, por esse motivo, não poderia fazer reparos fora de seu padrão. À medida que as lâmpadas iam queimando, os casos de assalto e acidentes na pista iam aumentando, até que a escuridão efetivamente se tornou um problema de segurança pública para os moradores do bairro em 2016.

Foram necessárias muitas reuniões entre o Movimento, o Conselho Comunitário de Segurança do JB e técnicos da CEB, até que o novo administrador regional interino, Alessandro Paiva, compreendeu a magnitude do problema e a impossibilidade de reparos paliativos. Também acatou os argumentos do Comissão de Meio Ambiente do Movimento, que, através do projeto JB sustentável (conheça aqui), apresentou um dos objetivos como a redução da matriz energética para todo o bairro, com a troca das antigas e dispendiosas lâmpadas de vapor de sódio pelas novas e econômicas lâmpadas LED. A meta é um bairro totalmente sustentável até 2030 (relembre aqui).

Dessa forma,  Alessandro Paiva solicitou ao diretor técnico da CEB, Paulo Afonso, projeto completo de revitalização e padronização de toda rede elétrica do bairro, com a utilização de lâmpadas LED.  Na sequência, foi buscar a verba necessária para execução do projeto. A deputada Celina Leão (PPS) respondeu positivamente ao pedido e liberou,  via emenda parlamentar, todo montante necessário para a execução do projeto.

A presidente do Movimento lembra que todo o bairro deve agradecimentos ao Administrador Regional, Alessandro Paiva, e à deputada Celina Leão. “Cada vez que passarmos pela estrada iluminada, saberemos que foi devido ao interesse e entendimento de duas pessoas públicas.”

Relembre todo acompanhamento do caso feito pelo Movimento, nos links abaixo:

 

Projeto JB Sustentável

– Estrada do Sol: CEB sinaliza solução – 10/07/2016

– Em jogo de em empurra, CEB mantém Estrada do Sol no escuro – 29/03/2016