Movimento e Reguffe se reunem para implantação da primeira escola pública do Jardim Botânico
01/03/2016
Único Posto Policial do Jardim Botânico vai fechar
30/03/2016

Em jogo de em empurra, CEB mantém Estrada do Sol no escuro

Da Redação do MCJB – 29/03/2016
A CEB se recusa a reparar postes na Estrada do Sol. Afirma que os postes não foram instalados pela empresa e, por isso, não repararão as luminárias queimadas. E agora? O que fazem os moradores, que pagam por iluminação pública?

Há 46 postes de iluminação pública com luminárias queimadas ou simplesmente sem braços com luminárias, em toda extensão da Estrada do Sol. Esse é o levantamento feito pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico da situação da iluminação pública da principal pista de interligação do Jardim Botânico. Vários outros pontos do bairro se encontram com o mesmo problema e, mesmo com a constante reclamação dos moradores, a CEB não resolve a questão.
Movimento Comunitário do Jardim Botânico

A CEB explica que não pode reparar lâmpadas que não foram instaladas por ela e que os braços foram instalados por outra empresa ou particulares fora dos padrões da empresa. Segundo ela, essa instalação constitui uma irregularidade que impede a CEB de fazer o reparo. Para os engenheiros, o material das luminárias queimadas é de péssima qualidade e a CEB não faz esse tipo de reparo.

Os moradores discordam da CEB. Muitos acompanharam a instalação das luminárias pela CEB e não entendem essas alegações. Alguns argumentam que a CEB, caso houvesse uma instalação feita por terceiros, deveria ter fiscalizado. A ausência de fiscalização é responsabilidade da CEB. Por outro lado, todos pagam por iluminação pública, o que não é apenas um direito nesse aspecto, mas um caso de segurança pública.

Várias  reclamações foram protocoladas na ouvidoria da Administração Regional, que prometeu intermediar a questão junto a CEB, mesmo que tenha que usar de seu orçamento para reparar as luminárias.