Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico inicia atividades de 2018 em reunião marcada por antigas demandas não solucionadas.

A reunião ocorreu no final de fevereiro na Feira do Produtor do Jardim Botânico e contou com a presença de quase todos os órgãos do governo, membros natos do Conselho. A Delegacia do Meio Ambiente e a AGEFIS foram os ausentes nesta primeira reunião.

O presidente do CONSEG-JB, Flávio Santos, fez o balanço dos resultados apresentados ainda na mesa que presidia, afirmando que “infelizmente, temos que registrar que precisaremos retomar a solução de problemas antigos”, creditando parte das dificuldades pela completa ausência de estratégias de segurança pública para o Jardim Botânico.

A comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, major Condi, que atende a região do Jardim Botânico, registrou que está com baixo contingente policial, mesmo tendo sua área de atuação aumentada com a inclusão do Altiplano Leste, que antes era de responsabilidade do Batalhão do Paranoá. O major afirmou ainda que as viaturas não são mais um problema para a polícia, mas sim a falta de policiais para efetuar as rondas ostensivas. Destacou, porém, a diminuição da criminalidade da região e a parceria feita com a comunidade, no projeto Comunidade Vigilante (relembre aqui).

Os bombeiros reafirmaram a disposição de retomarem o projeto de combate a incêndios, com a promoção de novos cursos de brigadistas em 2018 destinado aos funcionários dos condomínios. Esse projeto foi realizado em 2016 e 2017 em parceria com o Movimento Comunitário do Jardim Botânico. O Movimento deverá oportunamente enviar ofício indicando datas e locais para a retomada do projeto em 2018.

O DER afirmou que, ao final do período de chuvas,  começarão obras de revitalização da subida da DF-463 e que já existe projeto para repaginar o estacionamento do comércio do Jardim Botânico, embora o início das obras ainda não tenha uma data.

A Administração Regional do Jardim Botânico afirmou por seu representante, Sr. Afonso de Almeida, que a administração está tomando providências em relação a substituição das tampas de bueiros do Jardim Botânico 3 e em outras regiões do bairro. Segundo Afonso, a Administração tem 30 toneladas de fresado de asfalto disponível para tapar buracos e fazer pequenos asfaltamentos e que vai priorizar o recuo do cruzamento de interligação na Estrada do Sol, na altura do Condomínio Interlagos, que dá acesso aos condomínios do Itaipú e Ouro Vermelho II. Não divulgou datas. Afonso também destacou que as substituições de luminárias da estrada do sol já estão quase finalizadas e,  em breve, ocorrerá a inauguração oficial.

Já o DETRANS afirmou que revisará todas as demandas colocadas pela comunidade, uma vez que várias delas deverão ser direcionadas para outros órgãos, como a questão da recuperação de lombadas, que não é atribuição deste órgão. Prometeu responder a todas as indagações dos presentes na próxima reunião do CONSEG, ainda neste mês de março.