Bem vindo(a) à página de implementação do Sistema de Monitoramento e Acionamento Policial Imediato – SMAPI do Jardim Botânico. O objetivo é facilitar o pronto-atendimento dos chamados para roubos ou arrombamentos. Esclareça suas dúvidas abaixo e saiba como participar:

 

O que é o SMAPI?

O SMAPI (Sistema de Monitoramento e Acionamento Policial Imediato) é um serviço oferecido gratuitamente pela Polícia Militar para chamadas emergenciais apertando apenas um botão reduzindo o tempo de resposta no atendimento de ocorrências. Qualquer funcionário que esteja ao alcance do botão, deve pressiona-ló por cinco segundos, no mínimo, somente nos casos de roubo ou arrombamento e o sinal chega ao batalhão da cidade. A viatura levará, em média, cinco minutos para chegar ao local da emergência.

O que é necessário para participar do SMAPI?

O serviço é oferecido gratuitamente pela Polícia Militar, porém, para participar, o empresário ou condomínio precisa ter uma discadora com controle remoto para ligar quando acionada para a central de monitoramento do Batalhão de Polícia local. A discadora tem que estar conectada a uma linha de telefone ativa, fixa ou móvel (chip de celular). O equipamento pode ser adquirido em qualquer empresa de segurança, porém, o Movimento Comunitário do Jardim Botânico fez parcerias para aquisição com preços bem abaixo do mercado, tanto para associados quanto para não associados. Para adquirir o equipamento com custo mais baixo via Movimento, basta escolher uma das opções abaixo:

Botao associado smapi 300x219

Botao nao associado smapi 300x219

Já tenho o equipamento necessário, posso participar do SMAPI sem precisar adquirir um novo?

Sim, porém, é preciso se inscrever no SMAPI (ver resposta abaixo) e depois configurar a discadora. O equipamento deve estar funcionando adequadamente, para não realizar chamadas desnecessárias que podem descredenciar o estabelecimento. Recomenda-se que tanto o equipamento, quanto a linha telefônica, sejam exclusivos para o SMAPI, evitando que a chamada seja prejudicada por qualquer motivo.

Como faço a inscrição da minha empresa, condomínio, ou associação no SMAPI?

Basta enviar e-mail para o Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico – jbconseg@gmail.com, com os dados da sua empresa, condomínio, ou associação. Após o cadastramento, será feito agendamento de visita técnica da Polícia Militar para explicação do funcionamento do SMAPI aos funcionários, além de assinatura de termo de parceria com a PM. Estabelecimentos que optarem por fazer a aquisição do equipamento com o Movimento terão sua inscrição automática ao SMAPI, não havendo necessidade de enviar e-mail. Vale lembrar que antes de se inscrever é preciso que o comerciante, condomínio ou associação já tenha o equipamento funcionando em uma linha telefônica ativa.

Posso acionar o botão do SMAPI a qualquer momento?

A Polícia Militar recomenda que, por ser um sistema de emergência, só deve ser utilizado quando realmente ocorrer o delito, não podendo usar quando se existe apenas a suspeita de um crime, pois dificulta a ação do efetivo quando ele realmente é necessário. A Polícia Militar do Distrito Federal enfatiza que a utilização do SMAPI de forma indevida acarretará o descredenciamento do estabelecimento, sendo­ garantido o atendimento pelo sistema convencional (190). Para ações suspeitas deve-se utilizar outros canais de comunicação com a polícia, como o “Whtasapp Denúncia”, a “Rede de Comércio/Vizinhos Protegidos”, ou o próprio 190.

Quantos equipamentos posso instalar?

Basta um equipamento por empresa, ou por portaria do condomínio/ associação. O equipamento permite a configuração de mais de um controle remoto e, para cada equipamento instalado, é necessário uma linha telefônica fixa.

O equipamento precisa de manutenção?

Apenas da troca das pilhas dos controles remotos, nada mais.

Meu estabelecimento é de fora do Jardim Botânico, posso participar?

O SMAPI do Jardim Botânico será monitorado no 21º Batalhão da Polícia Militar de São Sebastião, portanto, nesse programa em específico, apenas estabelecimentos atendidos pelo 21º Batalhão poderão participar.

 SMAPI marco