Diagrama expositivoO Movimento Comunitário do Jardim Botânico é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins econômicos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira e apartidário.

Nasceu no início de 2015, fruto de reuniões comunitárias, as quais revelaram o senso de unidade de alguns moradores e das principais lideranças comunitárias da Região, entre síndicos dos principais condomínios, diretores de cooperativas habitacionais, presidentes de Associações e empresários.  Desta unidade e da percepção de sua própria força, o Movimento institucionalizou-se em setembro de 2015 e se transformou em Movimento, com “M” maiúsculo. 

O Movimento tem protagonizado as ações comunitárias da região, promoveu diversos eventos, mobilizou a imprensa para registrar os principais problemas da cidade, criou um jornal comunitário, tem participado ativamente das ações de políticas públicas que envolvem a região e tem se consolidado como legítima representação da comunidade do Jardim Botânico. Seu trabalho gerou diversas comissões de trabalho, que em 2015 entregaram duas listas de demandas comunitárias, que serviram como base para o Plano Plurianual de toda RA até 2019 (conferir nestes links – Demandas 1 e Demandas 2).


Entre seus principais objetivos está integrar a comunidade da RA-XXVII-JB; organizar as demandas comunitárias do bairro; viabilizar mecanismo próprios de soluções dos problemas da comunidade, implementando políticas comunitárias de 3º setor; fomentar a economia local, promovendo exposições, feiras, amostras, cursos e treinamentos; promover a melhoria na imagem do bairro e de seus cidadãos;  promover o voluntariado, dentre muitos outros.
O Movimento se reúne sistematicamente todas as semanas em sua sede, no SHJB Etapa III Qd.01 Lt.A Sala 4 – Jardim Botânico 3 (Fundos Paróquia Sta. Clara e S. Francisco), Jardim Botânico. Ele é aberto a todas as pessoas íntegras e de boa vontade desta comunidade. Para participar, basta enviar seus dados para o e-mail contato@mcjb.org.br ou clicar aqui, para entrar em contato.