Avançamos 5 anos em 1 e meio. Comunidade agradece a João Carlos Lóssio

Edital de convocação comunitária: Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa Mista de Costureiras e Artesãs do JB e São Sebastião
junho 19, 2020
Editorial: SLU realizará a coleta de lixo nos Condomínios horizontais
junho 20, 2020

Avançamos 5 anos em 1 e meio. Comunidade agradece a João Carlos Lóssio

Por Graça Melo – Editora Chefe do Portal Movimento – 20/06/2020

A saída de João Carlos Lóssio da Administração Regional do Jardim Botânico foi publicada no DODF desta quinta-feira (18/06) e um novo gestor já foi nomeado para a região. 

A notícia inesperada causou estranheza na comunidade, pois a avaliação do administrador é bastante positiva e não havia nenhuma indicação de mudanças. Os moradores se manifestaram nas redes sociais do Movimento: “O Jardim Botânico estava começando a entrar nos eixos. Vamos sentir falta do Dr. João”.

Sob a gestão de Lóssio, avançamos 5 anos em apenas um ano e meio. O bairro do Jardim Botânico cresceu tanto com a união e parceria entre Governo e Comunidade que virou cidade. Lóssio sempre se colocou como um mediador e gestor eficiente, permanentemente focado no progresso da região.

O MCJB fez uma retrospectiva das ações desenvolvidas pela Administração Regional do JB em parceria com o Movimento, em prol da comunidade do Jardim Botânico: 

Janeiro de 2019, Lóssio ouve a comunidade. Em reunião, na sede do Movimento, Lóssio deu início à gestão ouvindo as lideranças da região sobre as principais demandas da comunidade. Destacamos:
Única RA sem equipamentos públicos, delegacias e postos de saúde: http://www.mcjb.org.br/portal/noticias/administrador-do-jb-comeca-sua-gestao-ouvindo-a-comunidade/ 

Março de 2019,  começam as parcerias. A primeira parceria firmada entre Administração e Movimento teve como objetivo a revitalização de placas de sinalização, pintura e recuperação das vias principais do Jardim Botânico, letreiro do balão da Escola Fazendária, construção de uma Unidade Básica de Saúde no Jardins Mangueiral, entre outras ações iniciadas por meio das Políticas Públicas Comunitárias (PPC) (confira aqui). 

Muitas das obras apontadas como necessárias pela comunidade tiveram início ou estão em fase de conclusão (confira aqui). 

Lóssio também foi um importante parceiro na realização do Workshop de Regularização e Urbanização, da 3ª Feira Ambiental, do Lixo Zero no Jardim Botânico e da revitalização de áreas públicas na região.  Todas estas ações, organizadas em parceria com o Movimento, obtiveram êxito e foram possíveis de serem realizadas graças ao apoio e interlocução direta da Administração com demais órgãos do Governo. 

Dezembro de 2019, a aprovação da nova poligonal se torna a maior conquista da história da RA do Jardim Botânico. Com a nova poligonal, o Jardim Botânico se torna finalmente uma cidade, e não qualquer cidade, mas a 5ª maior RA do Distrito Federal:
http://www.mcjb.org.br/portal/noticias/projeto-de-lei-das-poligonais-e-aprovado-e-transforma-o-jardim-botanico/ .
A nova poligonal transformou o JB, tornando a região passível de maiores investimentos por parte do Governo. Uma das demandas mais antigas da cidade foi finalmente atendida durante a gestão de Lóssio. 

Neste ano, além das diversas obras de mobilidade entregues à comunidade, foi finalizada a revitalização do Parque Ecológico do Tororó. São aproximadamente 5 km de pista de caminhada com iluminação em LED, subterrânea (sem postes), para interferir o mínimo possível na fauna local. Também foram construídas duas portarias, com bebedouro e área reservada para lanchonetes, segurança 24 horas na entrada e saída do Parque. O cercamento da área foi todo refeito, assim como o estacionamento nas portarias. A administração regional atuou como importante interlocutor entre as Secretarias, Ibram e comunidade, além da execução das obras.

Abraçando projetos sociais

A Administração Regional foi um dos principais parceiros na realização dos projetos sociais SOS Venezuelanos, Fábrica Social e Cesta do Bem. Estas ações foram idealizadas e realizadas em prol das famílias em situação de vulnerabilidade nas regiões vizinhas ao JB. 

Boas vindas ao novo gestor!

Damos as boas vindas a Antônio de Pádua Amorim Araújo, novo Administrador do Jardim Botânico. 

O MCJB está pronto para dar prosseguimento às parcerias em benefício do desenvolvimento do bairro e da melhoria da qualidade de vida de seus moradores. Apesar de todo o avanço conquistado nestes últimos anos,  a região ainda possui diversos desafios a serem vencidos.


O MCJB se coloca à disposição do novo Administrador.

Deixe um comentário