Passeio Ciclístico presta homenagem e celebra o ciclismo no JB

Em clima de muita festa e homenagens, o 2º Passeio Ciclístico do Movimento Comunitário do Jardim Botânico foi um sucesso. Mais de 200 ciclistas e atletas fizeram uma grande festa para homenagear Raul Aragão, promover o ciclismo e pedir paz no trânsito.        

O receio com o clima não se concretizou. O tempo colaborou, com temperatura amena e sol entre nuvens. Perfeito para pedalar pelo segundo ano consecutivo, no evento que promoveu o ciclismo no bairro, homenageou o atleta e voluntário falecido pelas rodas de um carro e permitiu um domingo em que vizinhos, família e amigos do Jardim Botânico pedalaram e reivindicaram paz no trânsito.

Crédito: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJB - 2º Passeio Ciclístico do Jardim Botânico
Raphael, representando a ONG Rodas da Paz, discursa ao lado da mãe e irmãs de Raul Aragão

O Passeio começou com a homenagem ao ciclista Raul Aragão, falecido no último dia 22 de outubro, atropelado em sua bicicleta, e que faria 24 anos nesta terça (14). A mãe e irmãs de Raul vieram ao evento e fizeram um emocionante discurso no trio elétrico, momentos antes da largada. Renata, mãe de Raul, afirmou que vai lutar para diminuir a velocidade das vias, para que nenhum outro ciclista ou pedestre perca a vida em atropelamentos. Para ela, Raul está agora “pedalando no céu”, mas sua alegria sempre estará presente em todos os passeios ciclísticos e organizações em que ele participava. Raphael, representante do Rodas da Paz e que apoiou o evento, em seu discurso, defendeu a redução da velocidade nas vias e destacou a importância de mais campanhas educativas de respeito ao ciclista.

Após os discursos, os ciclistas receberam a explicação sobre as duas fitas amarradas em cada bicicleta do evento. A fita de cor branca simboliza o pedido de paz e a outra, preta, o luto. Em seguida se fez um minuto de silêncio para Raul e todos os ciclistas que perderam a vida nas vias do DF, em 2017.

Crédito: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJB - 2º Passeio Ciclístico do Movimento Comunitário do Jardim Botânico

Os participantes se aqueceram e fizeram alongamento. E foi dada a largada. Ao longo do percurso, novos participantes foram se juntando ao grupo que iniciou dentro do Jardim Botânico 3, seguiu pela marginal da DF-001 e retornou pela via principal, sem atrapalhar o trânsito e com toda segurança. As crianças participaram e cumpriram os 13,5 quilômetros sem percalços, sempre animados pela trilha musical especialmente preparada pelos organizadores do Passeio.

Crédito: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJB - 2º Passeio Ciclístico do Movimento Comunitário do Jardim Botânico

Na chegada, muita água para hidratação e frutas. A empresa ARIA, uma das patrocinadoras, carinhosamente preparou kits de frutas com barrinhas de cereal para todos os ciclistas, que também puderam comer melancias e mais frutas, preparadas pela organização do evento. Já a Porto Seguros e a Viott corretora distribuíram copos, bonés, carteiras e canetas para todos os participantes. A Secretaria de Esportes também premiou todos os participantes com uma medalha de participação.

Crédito: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJB - 2º Passeio Ciclístico do Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Equipe de voluntários do IBRAS e Movimento
Crédito: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJB - 2º Passeio Ciclístico do Jardim Botânico
Presidente do Movimento, Rose Marques, com duas ganhadoras do sorteio das bicicletas.

Depois de matar a fome e se hidratar bastante, os participantes se posicionaram para o tão esperado momento do sorteio dos brindes e de 4 bicicletas novinhas. Duas delas foram sorteadas para pessoas presentes que já saíram pedalando em suas novas bikes. Ao final do evento, quem fez a festa foram os mais de 40 voluntários que ajudaram na organização do evento.

A segurança ficou com o DETRAN e a Polícia Militar, que protegeram os atletas por todo o percurso. Duas ambulâncias estavam de prontidão para qualquer emergência, uma enviada pelos bombeiros e outra, pela Secretaria de Esportes. O DETRAN também promoveu campanha educativa de paz no trânsito, distribuiu sinalizadores e material informativo para todos os ciclistas. O governo se fez presente com a presença do Secretário de Meio Ambiente, André Lima, que pedalou com os atletas os 13,5 quilômetros do percurso.

Crédito: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJB - 2º Passeio Ciclístico do Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Lenise Gomes (laranja) representando Administração Regional do JB, com uma das ganhadoras das bicicletas

Nota de agradecimento

O Movimento Comunitário do Jardim Botânico agradece aos diretores e voluntários do IBRAS – Instituto Brasil Social que organizaram todo evento com humildade e paciência; ao Governo do Distrito Federal, que através de sua Secretaria de Esportes, forneceu a estrutura do Passeio; à Secretaria de Segurança Pública do DF, que, através da Polícia Militar, DETRAN e Bombeiros, garantiu toda segurança do evento; à ONG Rodas da Paz, que promoveu socorro mecânico e deu apoio durante todo Passeio; ao condomínios, que ajudaram na divulgação do evento; a todos os inscritos e participantes do Passeio, que abrilhantaram por mais um ano mais um evento esportivo do Movimento Comunitário do Jardim Botânico.

CONFIRA AS PRINCIPAIS IMAGENS DO PASSEIO CICLÍSTICO CLICANDO AQUI OU NA IMAGEM ABAIXO:

Crédito: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJB - 2º Passeio Ciclístico do Jardim Botânico

Patrocínio:

Apoio e Realização:

Um comentário em “Passeio Ciclístico presta homenagem e celebra o ciclismo no JB

  • 13/11/2017 em 20:05
    Permalink

    Parabéns ao Movimento Comunitário do Jardim Botânico, equipe organizadora todos participantes do passeio e em especial aos familiares do Raul Aragão.
    Incluir o Parque da Vizinhança do STJ no calendário de nossa Região Administrativa é uma boa oportunidade de aproximar nossa comunidade em eventos saudáveis.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: