Governador inaugura com Movimento obras de intervenção na DF-001 e no balão da ESAF

Da Redação do MCJB com informações da Agência Brasília – 21/03/2016
Rose Marques, presidente do Movimento, ao lado do governador e do presidente
do DER, Henrique Luduvice (esq.) e do administrador interino do Jardim
Botânico, Aldenir Paraguassú (dir.), na inauguração.

O Governador Rodrigo Rollemberg , no último dia 18 de março, esteve no Lago Sul e Jardim Botânico para inaugurar as obras de recapeamento da DF-035 e as intervenções no balão da ESAF e DF-001.



Além do governador e da presidente do Movimento, também participaram da inauguração o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, o administrador regional do Lago Sul e interino do Jardim Botânico, Aldenir Chaves Paraguassú e o presidente do DER, Henrique Luduvice.



A via restaurada, que  fica entre a Estrada Parque Dom Bosco e a DF-001, próximo à ESAF, recebeu nova sinalização, teve o asfalto refeito nas duas faixas e ganhou ciclofaixa. O pedido de intervenção no balão da ESAF e nas marginais da DF-001 foi uma das primeiras reivindicações da comunidade do Jardim Botânico para o novo governo, ainda no início de 2015  (relembre aqui). O pedido original pedia a construção de viadutos nos balões da EPJK, ESAF, São Sebastião e DF-040 (relembre aqui), mas, devido às dificuldades de viabilização econômica para execução do projeto, não evoluiu, e o DER acabou propondo uma alternativa mais simples.



O GDF obteve empréstimo no Banco do Brasil para essa e outras intervenções no DF e a obra, prevista para ser entregue em 6 meses, só foi entregue em fevereiro, quase 9 meses após seu início. Segundo engenheiros do DER, o atraso se deu por alguns fatores pontuais, como a demora na remoção de um poste da CEB, além de chuvas acima da média.



Rollemberg percorreu os trechos reformados e confirmou que o projeto foi pensado para dar maior fluidez ao trânsito. “As melhorias atingem principalmente a população de São Sebastião e do Jardim Botânico, que usam a via cotidianamente.” – disse o governador.



A presidente do Movimento, Rose Marques, destacou ao governador que “a obra, além de bem feita, melhorou bastante a vida de quem mora no Jardim Botânico e na região leste, mas nós temos a expectativa de as outras obras solicitadas pelo Movimento, sejam realizadas, principalmente a reforma do estacionamento da comercial, a passarela subterrânea e os viadutos da DF-001.”
Mais benefícios



Além da restauração da pista, houve intervenções em pontos críticos da DF-001, dessa vez com mão de obra e verba do DER. O Balão da ESAF recebeu faixa extra e uma alça nas proximidades. Com a alça, os moradores que deixam os condomínios do Jardim Botânico não precisam pegar a rotatória para acessar a Ponte JK, mais à frente. Para conter esse novo fluxo, criou-se uma terceira faixa em 450 metros da DF-001. 
Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Clique aqui para conhecer as mudanças
A pista para quem vai no sentido de São Sebastião também ganhou uma terceira faixa, em trecho de um quilômetro. Além disso, dois novos recuos para ônibus devem melhorar o trânsito. Ainda foram criados dois retornos e ampliadas as faixas de aceleração e de desaceleração de um terceiro.

O trânsito no balão passa, de segunda a sexta-feira, por mudanças pontuais das 17h30 às 19h30. Nesse horário, quem deixa a DF-035 não tem acesso ao Balão da ESAF e precisa pegar o retorno, um pouco mais à frente. Já os motoristas que saem do Plano Piloto pegam a terceira faixa da rotatória para acessar os condomínios.

População não gostou das barras de sinalização fixas no balão da ESAF
As críticas ficaram para instalação de barras sinalizadores que separam a nova faixa do balão da ESAF das duas outras faixas antigas, no sentido São Sebastião. As barras orientam o trânsito, de forma a direcionar os veículos que ficam fora das barras apenas em um sentido: São Sebastião. Quem reclama argumenta que há  risco de acidentes pela disposição das barras.
Segundo o DER, as barras facilitam as intervenções nos horários de pico com cones. Nesse horário alguns acessos ao balão são fechados para dar vazão ao tráfego. As barras também servem para inibir alguns motoristas que cortam pela faixa interna do balão. Mas o principal objetivo é impedir que os veículos que sobem pela DF-035 cruzem a pista através do balão nos horários de pico do final do dia, o que provocava grande retenção na pista de chegada ao balão da ESAF. 
______________________________
=> Administração Regional e NOVACAP iniciam operação limpeza no Jardim Botânico
=> Jardim Botânico ganha novo supermercado
=> DER adia intervenção de emergência no estacionamento do comércio do Jardim Botânico
=> Furto no Jardim Botânico 3 é impedido pela população
=> Calendário especial para comemorar os 31 anos do Parque do Jardim Botânico
=> SEBRAE e Movimento Comunitário do Jardim Botânico lançam a 1ª Feira do Empreendedor do Jardim Botânico
=> Movimento e CODEPLAN se reúnem para debater dados estatísticos do Jardim Botânico
=> DER retoma obras no Jardim Botânico
=> Movimento e Reguffe se reunem para implantação da primeira escola pública do Jardim Botânico
=> Movimento inicia seu programa de convênios e descontos para associados
=> Reunião do CONSEG do Jardim Botânico foi marcada pela insatisfação da comunidade
=> Movimento Comunitário do Jardim Botânico promoverá sua 1ª Copa Futsal
______________________________

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: