Seleção 001-18 – Auxiliar Administrativo
15/02/2018

São Sebastião terá coleta seletiva inclusiva!

Começa dia 21/02 projeto de reciclagem social em São Sebastião, que combina ação ambiental e ação social, resultando em aumento real de renda para catadores da cidade e suas famílias.

Todos os dias, estima-se que a cidade de São Sebastião joga fora 40 toneladas de material reciclável misturados ao lixo comum, ou em lixões irregulares. Plásticos, vidros, papéis, metais, embalagens longa vida, todo esse material suja o meio ambiente e deixa de ser renda para famílias de catadores. Mas essa realidade está próxima de mudar, com o início da Coleta Seletiva Inclusiva. A partir do próximo dia 21/02 (quarta-feira), todo material reciclado poderá ser separado pela comunidade, acondicionado em sacos de cor azul e depositados em dias específicos. O material será coletado por catadores da cidade e transformado em renda para famílias de baixa renda.

A Coleta Seletiva Inclusiva é um processo de recolhimento dos materiais recicláveis, realizado diretamente por catadores que tenham como renda exclusiva, o produto obtido com o processamento e a venda do reciclado. É também uma alternativa ecologicamente correta de reutilização de resíduos sólidos, produzidos pela comunidade. O projeto é realizado através da promoção de campanhas de mobilização e sensibilização da comunidade, para a separação correta do material reciclado à partir do ambiente doméstico ou comercial.

A iniciativa está prevista na política nacional de resíduos sólidos instituída pela lei 12.305/2010 e faz parte do projeto Reciclagem e Cidadania, do SLU. Apesar de prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, poucas cidades do DF estavam priorizando a contratação de organizações de catadores para a coleta e triagem dos materiais recicláveis.

A expectativa dos catadores é reciclar 80 toneladas por mês só com a quantidade à mais de material recebido. A Diretora geral do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos, explicou no seu discurso na assinatura do contrato com a Cooperativa de Trabalho Ecolimpo, que executará a coleta em São Sebastião, que o serviço de coleta seletiva deve ser feito por cooperativas e associações de catadores. “Temos como prioridade essa parceria das cooperativas de catadores com o SLU, trabalhamos para a valorização e inclusão social dos catadores, além disso, o projeto de coleta seletiva é um passo para tornar a capital um exemplo de sustentabilidade ambiental”, afirmou.

Residências serão visitadas por catadores uniformizados

A partir da terça (20/02), todas as casas e empresas que participarão da coleta seletiva inclusiva, receberão mobilizadores da Cooperativa de Trabalho Ecolimpo, catadores treinados pelo SLU para explicar como separar corretamente o material reciclável do lixo orgânico e comum. Campanhas e mutirões também serão programados em conjunto com as administrações regionais, rádios, jornais e outros meios de comunicação.

Como funcionará a coleta seletiva São Sebastião

A coleta seletiva ocorrerá no mínimo duas vezes por semana em residências e comércios, em dias e turnos contrários ao serviço de coleta convencional. As rotas e os horários serão divulgados em breve pelo SLU. Os moradores das regiões atendidas serão convidados a separar o material reciclado em sacos de cor azul e depositar nas lixeiras de rua somente nos dias de coleta do material reciclado. O lixo comum (rejeito) e o lixo orgânico, deverão ser separados em sacos pretos ou sacolinhas de supermercado e deixados nas lixeiras nos dias da coleta regular do SLU.

Os veículos que farão a coleta circularão apenas nos circuitos e horários específicos, todos identificados e com seus coletores uniformizados.

Entre os deveres das Associações e Cooperativas contratadas estão a responsabilidade pelas obrigações trabalhistas, sociais, previdenciárias, tributárias e demais previstas em legislação, além do compromisso de orientar a população a respeito da separação dos resíduos e dos horários da coleta.

Para mais informações sobre a Coleta Seletiva Inclusiva em São Sebastião, entrar em contato com:

Cooperativa de Trabalho Ecolimpo
– Telefones: 98573.0401
– Endereço: Ade Pro-Df Conjunto 01 Lote, 09, Bom Sucesso, São Sebastião/DF
– E-mail: contato@ecolimpo.eco.br
– Site: www.ecolimpo.eco.br

1 Comentário

  1. Mr WordPress disse:

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *