Movimento promove confraternização e mostra os resultados do ano. Confira!

Movimento comemora com festa o final das atividades em 2017. Autoridades do IBRAM e da Secretaria de Meio Ambiente participaram do evento.

A reunião,  seguida da confraternização, contou com a presença do novo presidente do IBRAM, Aldo Fernandes, do superintendente do órgão, Antônio Barreto, e do novo secretário do meio ambiente do DF, Igor Tokarski. Participaram síndicos, empresários e membros da comunidade.

Foto: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJB
Novo secretário de meio ambiente discursa entre Rose Marques, presidente do MCJB e Aldo Fernandes, novo presidente do IBRAM.

O evento iniciou com a apresentação da evolução do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, que começou suas atividades em 2015, tendo como associados apenas 17 condomínios. Hoje são 47, de um total de 62 condomínios da região administrativa do Jardim Botânico, além de dezenas de associados comerciais e de pessoas físicas. Em dois anos, o Movimento angariou 80% da representatividade populacional da região, com quase 55 mil associados vinculados, e se consolida em 2017 como a maior OSCIP (Organização Social Comunitária de Interesse Público) de representatividade estritamente comunitária do Brasil.

O superintendente Antônio Barreto, em seu discurso, afirmou que o ano foi de avanços nos processos de regularização, mas também de problemas, tais como a falta de técnicos para analisarem os processos: “Sofremos com a falta de pessoal e acabamos tendo algumas expectativas frustradas na velocidade de conclusão dos processos de regularização”, declarou Barreto para a comunidade.

Aldo Fernandes, o novo presidente do IBRAM, declarou ter como objetivo principal de sua gestão dar maior celeridade aos processos de regularização no órgão. “Vamos tentar acelerar isso, é uma determinação do governador e vamos buscar essa meta dentro do órgão, com os ajustes necessários”, ressaltou Fernandes. O presidente do IBRAM destacou em seu discurso que estabelecerá diálogo constante com os condomínios, através do Movimento, e que pretende, até o final de janeiro de 2018, entregar outras licenças de instalação a condomínios da região, que estão com seus projetos em fase final de análise dentro do órgão.

Quero conhecer os projetos e estar alinhado com vocês para firmarmos parcerias e uma agenda comum.Igor Tokarski - novo secretário de Meio Ambiente do GDF

O novo secretário de Meio Ambiente, Igor Tokarski, declarou-se surpreso com a organização das ações de sustentabilidade promovidas pelo Movimento e pela qualidade nos projetos ligados ao meio ambiente apresentados. “Quero conhecer os projetos e estar alinhado com vocês para firmarmos parcerias e uma agenda comum”, declarou. Na oportunidade foram apresentados diversos projetos e parcerias entre os órgãos e a OSCIP, principalmente de ações para acelerar processos de regularização e de parcerias para desenvolvimento sustentável da região.

Ao final foram apresentadas todas as realizações do Movimento em 2017, um ano de muito trabalho. Confira abaixo todas as ações do Movimento em no ano que se passou.

Janeiro:

Parceria com a Polícia Militar do Distrito Federal e implantação SMAPI nos condomínios (Botão de Pânico) – (relembre aqui).

Fevereiro:

2ª Copa de Futsal do MCJB: Campeonato de futebol de salão entre os condomínios, Mangueiral foi o campeão de 2017 (relembre aqui).

Projeto Comunidade Vigilante: Projeto em parceria com o Conselho comunitário de segurança do Jardim Botânico (CONSEG-JB), que criou um fundo comunitário de segurança para reparo em viaturas do 21º Batalhão de Polícia Militar e reforma do Posto Policial do bairro.

Março:

Eleição da 2ª Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal do MCJB – (relembre aqui)

Reinauguração do Posto Policial do JB: Obra gerida pelo Movimento e feita com recursos arrecadados pela comunidade. (relembre aqui)

Abril:

Projeto Comunidade Vigilante – Reparo viaturas: Início dos reparos das viaturas e das visitas dos PM’s nos condomínios para testes do SMAPI e cadastramento nos grupos de Vizinhança Solidária (WhatsApp) – (relembre aqui).

Maio:

Compras Coletivas: Início de projeto para “Compras Coletivas” para baixar custos dos condomínios e demais associados – (relembre aqui).

Junho:

Curso para rondas e porteiros: Projeto também em parceria com o 21º BPM, para treinamento dos vigilantes e porteiros dos condomínios, principalmente aprendendo a utilizar o botão de pânico – (relembre aqui). 

Comunidade Vigilante para o Altiplano Leste e São Bartolomeu: Lançamento do projeto Comunidade Vigilante para o Altiplano Leste e São Bartolomeu, para ações específicas na região em cooperação com o 20º BPM – (relembre aqui).

Criação do NRF – Núcleo de Regularização Fundiária do Movimento Comunitário do Jardim Botânico – (relembre aqui).

Julho:

Realização do 1º Workshop da Regularização do Jardim Botânico: Evento de dois dias, com a presença de diversas autoridade. Estabelecimento de interlocuções comunitárias com SEGETH, IBRAM e Terracap – (relembre aqui).

Inauguração do Parque Vivencial – (relembre aqui).

Agosto:

Lançamento do projeto Sites em Movimento: Inclusão digital e sites gratuitos para condomínios e empresas associados, além de plataformas digitais específicas para condomínios – (saiba mais).

Início parceria Movimento e Associação de Catadores Recicla Mais Brasil: Projeto completo de coleta seletiva de lixo nos condomínios associados, adequando os condomínios à lei de resíduos sólidos, promovendo ação ambiental e social, além de baixar os custos de coleta de lixo – (relembre aqui).

Setembro:

Realização da 2ª Feira Ambiental do Jardim Botânico: Feira com cursos, apresentações, oficinas e diversas ações de sustentabilidade, dentro do Jardim Botânico de Brasília – (relembre aqui).

Comemoração aniversário dos 2 anos do MCJB: Festa de aniversário do Movimento Comunitário do Jardim Botânico – (relembre aqui).

Lançamento da 2ª edição do projeto JB solidário: Projeto social do Movimento, em parceria com o Instituto Brasil Social (IBRAS) – (relembre aqui).

Entrega relatório de conclusão do 1º Workshop de Regularização: Reunião com o governador Rodrigo Rollemberg no Buriti, única representatividade do bairro recebida pelo governador – (relembre aqui).

Outubro:

Ações em parceria com o GDF (Núcleo de Relações Institucionais) – Início das obras de iluminação da Estrada do Sol: Obra realizada pela CEB, por intermediação da administração interina do Jardim Botânico, com cobrança constante do Movimento – previsão de entrega até janeiro – (relembre aqui).

Festa dia das Crianças em São Sebastião – JB Solidária: Festa de entrega da primeira parte de arrecadação de brinquedos e alimentos doados pelos condomínios, realizada pelo IBRAS – (relembre aqui).

Novembro:

Realização do 2º Passeio Ciclístico do Jardim Botânico: Maior evento esportivo do bairro, com grande participação da comunidade – (relembre aqui).

Dezembro:

Realização reunião / confraternização 2017: Balanço das ações de final de ano.

A diretoria do Movimento Comunitário do Jardim Botânico deseja a todos os moradores, síndicos, empresários e demais associados, um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações!

MOVIMENTO COMUNITÁRIO DO JARDIM BOTÂNICO - MCJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: