Evento mais aguardado pela criançada, Feira da Troca de Brinquedos e Livros Infantis ocorrerá no sábado, 02 de setembro, das 14h30 às 17h, como parte da  programação da 2ª Feira Ambiental do Jardim Botânico, no JBB.

Sabe aquele brinquedo jogado em algum canto da casa porque foi usado até enjoar? E aquele presente que a criança ganhou mas não achou divertido e sequer tirou da caixa? A oportunidade de trocar por um outro brinquedo chegou. E todas as crianças saem ganhando, com um novo brinquedo. É a oportunidade para o exercício do desapego, do combate ao consumismo infantil, da promoção à sustentabilidade através do reaproveitamento e troca dos brinquedos usados. Esse é o espírito da Feira da Troca de Brinquedos e Livros que será promovida na 2ª Feira Ambiental do Jardim Botânico.

Miguel e Henrique aguardam a Feira para trocar seus brinquedos.

A Feira de Trocas também promove a ação de diálogo entre as crianças que, sem os adultos por perto, precisam exercitar a interatividade e a capacidade argumentativa de negociação. A maioria das crianças, também, não se importa se o brinquedo é novo ou usado. O que a criançada busca é a novidade e, principalmente, a possibilidade de fazer novos amigos com mais brincadeiras. E não é só brinquedo não! Livros infantis também poderão ser trocados pela criançada, principalmente por quem está aprendendo a ler.

Izabel Cunha, mãe do Miguel (5 anos) e do Henrique (2 anos), que já participou de uma feira, afirma: “Eu gostei muito e as crianças também. É uma oportunidade de exercitar o desapego nas crianças e de elas exercitarem o direito de escolha com pouca ou nenhuma interferência dos pais. A criança acaba escolhendo os brinquedos de acordo com o gosto e interesse dela, sem se prender aos valores dos adultos, como preço e qualidade dos brinquedos. Além disso, nós economizamos porque a criança ganha um novo brinquedo sem custo e ainda se desapega de algo que ela já não tem mais tanto interesse”, afirmou.

Feira Ambiental tem muitas outras atividades para a criançada

Além da feira de troca de brinquedos, a 2ª Feira Ambiental do Jardim Botânico vai promover várias outras atividades para a criançada que poderá utilizar os criativos e sustentáveis brinquedos do próprio Jardim Botânico de Brasília. Outros brinquedos ecológicos estão vindo do Rio Grande do Sul para serem utilizados durante toda Feira Ambiental e equipes de monitores da Toka da Coruja vão promover jogos educativos, pintura de rosto, leiturinha de histórias infantis e contação de história com a escritora infantil Verônica.Também haverá oficinas infantis, para trabalhar arte reciclável e trilhas infantis, com monitores treinados pelo parque do JBB. Shows culturais também estão na agenda infantil, com teatro educativo e coro infantil com violões (clique aqui e confira a programação completa).

Todas as atividades serão gratuitas e apenas adultos pagam R$5,00 para acessar o parque do Jardim Botânico de Brasília.

Confira maiores informações e toda programação abaixo:

2ª Feira Ambiental do Jardim Botânico

– 2 e 3 de Setembro de 2017

– Local: Jardim Botânico de Brasília

– E-mail: contato@mcjb.org.br

– Site: www.feiraambiental.mcjb.org.br

Folder digital – Faça o download do folder e ajude a divulgar!

Folder digital – Faça o download do folder e ajude a divulgar!