Da Redação do MCJB – 07/04/2017

O show de participação e democracia aconteceu no Condomínio Estância Quintas da Alvorada, que  mobilizou quase mil condôminos e realizou uma das maiores eleições condominiais da história do Jardim Botânico.

 

 

Com quase 2000 lotes, o condomínio reuniu, no dia 25 de março, na assembleia de eleição da nova diretoria, quase mil condôminos que foram votar. Foi o ápice de uma revolução administrativa e relacional de um processo que se iniciou há cerca de 2 anos.

 

A disputa foi polarizada em dois grandes grupos e foram necessárias três assembleias para decidir o futuro do condomínio. “As contas da antiga gestão do condomínio foram reprovadas, após passarem por uma auditoria que comprovou irregularidades. Ganhamos nas três assembleias sempre recebendo, em média, dois terços dos votos. Todas essas reiteradas vitórias só foram possíveis por causa da mobilização da comunidade em prol objetivos comuns: o progresso, a regularização e a transparência na gestão do condomínio”,explica Lila Sousa, eleita síndica.

 

Chapa vencedora - Somos Todos Estâncias - Discursa após apuração.

 Chapa vencedora – Somos todos Estância – discursa após apuração dos votos

 

Há dois anos, o condomínio – o maior horizontal do Jardim Botânico – era alvo de diversos processos judiciais, com obras embargadas e problemas administrativos de toda ordem. Ainda teria de suportar várias ações de derrubadas de casas, pela AGEFIS. Foi quando um grupo de condôminos se deu conta da situação, resolveu “vestir a camisa” e entrar de cabeça nos destinos do condomínio. Desse grupo faz parte a atual síndica eleita, que relata:“Fizemos abaixos assinados, centenas de reuniões, entramos em frente de tratores, contratamos auditorias, participamos de debates, … enfim, vestimos a camisa do condomínio e isso mobilizou as pessoas”, afirma Lila.

 

A batalha jurídica e política não foi fácil para esse grupo que tem mais mulheres do que homens. O primeiro round foi vencido com Cristina Mattos à frente. Agora, Cristina passa o bastão para Lila Sousa. O objetivo ainda é o mesmo: unir a comunidade e trazer todos para a causa comum: a regularização e uma vida sem sobressaltos.

 

 

O Condomínio Estância Quintas da Alvorada é um dos mais novos membros associados ao Movimento Comunitário do Jardim Botânico e já está participando em diversos projetos comuns com os demais condomínios do bairro, como a Comissão de Regularização Fundiária do Movimento, a 2ª Copa de Futsal do MCJB e o projeto Vigilância Comunitária.