Da Redação do MCJB – 05/12/2017

Quando o Jardim Botânico ganhou seu destacamento policial exclusivo, o número de crimes diminuiu. Mas, nas últimas duas semanas, o JB voltou registrar ocorrências de assaltos e furtos, tanto no comércio quanto nos condomínios. A boa notícia é que começam a ser implementadas as redes virtuais de comunicação com os policiais e o Sistema de Monitoramento e Acionamento Policial Imediato – SMAPI (botão do pânico). Mas o posto policial ainda é problema.

Os primeiros equipamentos de SMAPI, solicitados pelos condomínios, já chegaram e serão instalados durante esta semana. O Movimento espera instalar 30 equipamentos ainda este ano. Qualquer condomínio ou empresa pode participar do SMAPI e, para entender como funciona e saber como participar, clique aqui.

E como fica a situação do posto policial?

O posto policial sempre foi a única estrutura visível relacionada à segurança pública. Ameaçado de ser extinto, o posto sobreviveu. Entretanto, sua situação é crítica. O telhado está comprometido, banheiros não funcionam, luminárias sem lâmpada ou quebradas, portas de acesso danificadas; a linha telefônica está desativada, escadas de acesso quebradas e com partes soltas. Não há internet e os policiais podem contar apenas com rádio. Enfim, o posto está comprometido. E sem viaturas, pois há três paradas por falta de manutenção.


A Administração Regional do Jardim Botânico avaliou as reformas necessárias para a recuperação do posto. O investimento para isso foi orçado em R$ 22.000,00. Mas não há dinheiro, nem no orçamento da Administração, nem no da Polícia Militar. A informação é de que as restrições orçamentárias limitaram as verbas de ambos os órgãos.

Com esse cenário, realizou-se a reunião mensal do CONSEG-JB, na qual o Movimento Comunitário do Jardim Botânico sugeriu uma parceria com o objetivo de desencadear campanha junto à comunidade e arrecadar o valor necessário para a reforma do posto e instalação de todos os equipamentos necessários que o tornem operante.

O anúncio dos detalhes dessa parceria será feita na próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança, ocasião em que a diretoria apresentará o balanço do primeiro ano de funcionamento do CONSEG – JB, depois de sua reativação. A última reunião mensal do ano ocorrerá dia 07/12/2016, no Condomínio Ouro Vermelho I, localizado na Av do Sol, km 8, com início às 19:00.