Da Redação do MCJB – 27/10/2017

Botão de pânico – SMAPI no Jardim Botânico

O Comando Regional da PM anuncia a implantação do sistema de integração comunitária de segurança, que vai disponibilizar diversos meios de comunicação entre comunidade e PM. A tarefa caberá ao CONSEG-JB e o Movimento deverá auxiliar na implantação do SMAPI (botão de pânico) nos condomínios e empresas, agilizando o acionamento policial em todo bairro.

Uma grande rede de integração entre a Polícia Militar e a comunidade do Jardim Botânico foi a promessa feita pelo coronel ⁠⁠⁠Schweitzer, comandante da PM responsável por setor da região leste que engloba Jardim Botânico, São Sebastião, Paranoá, Itapoã e parte do Lago Norte. A promessa foi feita na reunião do CONSEG-JB, realizada na última terça (25) no condomínio Solar da Serra, onde o Tenente Coronel Moreno, representante do Estado Maior da PMDF, apresentou os atuais sistemas de integração da comunidade com a PM, além do já conhecido 190.

Segundo o Tenente Coronel Moreno, existem várias canais de comunicação que são utilizados de forma variável pelo batalhão, conforme a demanda de cada comunidade. “Nosso objetivo é fazer a comunidade trabalhar junto conosco e por isso estamos ampliando nossos canais de atendimento”, explicou. Um dos canais mais ágeis é o SMAPI, sigla para Sistema de Monitoramento e Acionamento Policial Imediato, uma espécie de botão de pânico que, ao ser apertado, aciona imediatamente o batalhão de polícia local, bem mais rápido que o 190.

Foto: Movimento Comunitário do Jardim Botânico – MCJB
                                                                                               

Reunião CONSEG-JB no Condomínio Solar da Serra
Além do SMAPI existe o “whatsapp denúncia”, um número de whatsapp no batalhão local para receber denúncias. O 21º Batalhão, responsável pela região do Jardim Botânico, chegou a divulgar um número de contato para o whatsapp denúncia (relembre aqui) no final de 2015, mas pessoas presentes à reunião informaram deficiências no funcionamento.

Também faz parte do sistema de integração a “Rede de Vizinhos Protegidos”, grupo comunitário do whatsapp, que também será implantado de imediato. A implantação será organizada pelo CONSEG-JB em conjunto com o comando do destacamento da PM do Jardim Botânico, Major Conde. Cada condomínio, ou associação de moradores, deverá indicar até dois números de telefone para compor esse grupo, bem como empresários do bairro.

SMAPI será implantado pelo CONSEG-JB em parceria com o Movimento

O SMAPI (botão do pânico), sistema normalmente implementado em estabelecimentos comerciais, será excepcionalmente estendido aos condomínios. A PM tem o papel de orientar a implementação, mas cada estabelecimento comercial ou condomínio deverão solicitar o sistema, cujo equipamento custa cerca de R$ 600,00. O CONSEG-JB e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico deverão, em parceria, conduzir o processo de implantação.

O primeiro passo é apresentar o sistema SMAPI aos comerciantes e síndicos, o que será feito em reunião marcada para o dia 07 de novembro, às 17:00, no auditório do Jardim Botânico Shopping.

O chefe de gabinete da Administração do Jardim Botânico, Normando Feitosa, também presente à reunião do CONSEG, informou que o posto policial do JB não será mais desativado. Ao contrário, passará por reforma e servirá como base do destacamento policial do Jardim Botânico e da central de monitoramento do SMAPI e demais sistemas de integração da PM com a comunidade. Feitosa solicitou ajuda da comunidade para a reforma do posto.