Meio ambiente e empreendedorismo: um fim de semana que deu certo

Da Redação do MCJB – 14/06/2016
Foto: Movimento Comunitário do Jardim Botânico



Foram três dias de oficinas, palestras, negócios, debates, atrações culturais e conquistas para a comunidade do Jardim Botânico. Assim foram as duas feiras, a Ambiental e a do Empreendedorismo.



As feiras – do meio ambiente e do empreendedor – começaram com uma solenidade de abertura que contou com a presença de autoridades do GDF. Apresentou-se e encantou o público o coral de idosos do projeto Ativar 3ª Idade. E a entrega da primeira linha de ônibus do Jardim Botânico foi o ponto alto da solenidade.  (clique aqui para saber mais).



Em seguida, feirantes fizeram a festa, expondo produtos e serviços do Jardim Botânico e de regiões vizinhas. Palestras e oficinas foram oferecidas pelo SEBRAE, pela Secretaria do Meio Ambiente, pelo Jardim Botânico de Brasília (JBB) e demais parceiros do Movimento, como o IESB, Eco-Inov, Pão Piloto, Jardim Comestível, UNIP, dentre muitos outros.
Foto: Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Exposição dos bombeiros animou a criançada, que tirou muitas fotos nas viaturas
No sábado (11) os bombeiros  que fizeram a festa da criançada, com exposição dos veículos do 17º Grupamento de São Sebastião, além da montagem de origamis e demonstrações de salvamento e primeiros socorros.
Foto: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJB

Uma parceria foi firmada entre o grupamento e o Movimento, para treinamento de funcionários e moradores dos condomínios, voltado para prevenção de queimadas na época de seca.



Na Feira ambiental o ponto alto foi o 1º Seminário de Bairros Sustentáveis, realizado graças a uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico. O Seminário foi aberto pelo Secretário de Meio Ambiente, André Lima, que ressaltou a importância de eventos como a 1ª Feira Ambiental do Jardim Botânico e de parcerias como a que seria formalizada entre  a SEMA e o Movimento, ainda durante o Seminário.
Secretário do Meio Ambiente, André Lima, abre o 1º Seminário de Bairros Sustentáveis



Foi criado um grupo de trabalho para a construção de um Protocolo Verde com o objetivo de  fomentar a construção de bairros sustentáveis. O secretário apresentou proposta para a  criação do 1º Concurso de iniciativas de Bairros Sustentáveis de Brasília, sugerindo um prêmio de R$500 mil reais para o bairro que primeiro atingir as metas do programa.



Foto: Movimento Comunitário do Jardim BotânicoA criançada se divertiu com os brinquedos do espaço kids e todos puderam apreciar as guloseimas gourmet dos food trucks e outras bancas de refeições das feiras.



A distribuição de mudas foi outro sucesso. Dezenas de mudas foram doadas em troca de garrafas pet, que serão recicladas pelo JBB.



A empresa Ecoflor fez a neutralização total do Carbono produzido nos 3 dias das feira, transformando as feiras em evento totalmente ecosustentável, pois as emissões de gases de efeito estufa gerados pelo evento foram quantificadas e compensadas com outras ações ambientais.
Foto: Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Carreta do SEBRAE marcou presença nas Feiras



A carreta do SEBRAE marcou presença e auxiliou diversos empreendedores com consultorias gratuitas, formalização de microempreendedores, dentre muitos outros serviços.
A manhã do domingo – e final de feiras – foi animada com a apresentação do músico Dadá Quixabeira. Sorteio de dezenas de brindes oferecidos pelos patrocinadores e expositores encerraram a festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: