ELEIÇÃO CONSEG – Chapa única no Jardim Botânico

Redação 14/08/2015


Eleição do Conselho de Segurança do Jardim Botânico terá chapa única, organizada pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico.



A eleição para o CONSEG do Jardim Botânico terá uma única chapa, indicada pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico. A chapa é formada por lideranças voluntárias, participantes de associações e condomínios de diferentes áreas do Jardim Botânico e que já haviam manifestado interesse em participar desse Conselho, através do Grupo de Trabalho de Segurança do Jardim Botânico, criado no início do ano durante as reuniões comunitárias com o administrador interino.



A diretoria é formada pelos seguintes nomes: Flávio Souza (Presidente), do Condomínio Quintas Interlagos; Mário Fontes (Vice-Presidente),  do Jardim Botânico 3,  Washington Rodrigues (Diretor Comunitário), do Condomínio Jardins do Lago 2; Margarete Soares (Primeiro Secretário), da região de Chácaras;  e Alex Trindade (Segundo-secretário), do Jardins Mangueiral.



Todos são ficha limpa, exigência contida nas regras da eleição para estarem aptos a participar do processo eleitoral para o CONSEG, cuja votação  ocorrerá em 12 de setembro, das 13 às 17 horas, em local ainda não definido, estando a posse prevista para novembro.



Principais desafios do CONSEG do Jardim Botânico



O Jardim Botânico apresenta uma característica peculiar. É formada em grande parte por condomínios horizontais, que se fecharam justamente para melhorar a segurança. Quem observa essa dinâmica acredita que o bairro não tem problemas de segurança.



A realidade é bem diferente. A regional tem problemas de segurança pública, agravados pelo fato que os órgãos de segurança também acreditam que o bairro não tem esses problemas. E por isso deixam a RA completamente desguarnecida em relação ao aparato de segurança, como delegacia, posto da PM ou corpo de bombeiros. Para termos acesso a esse atendimento, precisamos saber qual dos bairros vizinhos irá nos atender.



O dramático nessa questão é que precisamos verificar nosso endereço e verificar em qual área esse endereço está inserido, se em Santa Maria, Paranoá ou São Sebastião. Deixar para o momento em que ocorreu um incidente poderá gerar mais demora no atendimento, pois um bairro vizinho ficará jogando para o outro a responsabilidade.



Esse é um exemplo da realidade com que o CONSEG terá de lidar. Sua função será fazer a interlocução entre a comunidade e o poder público na área de segurança. O conselho é responsável pelo debate, análise, planejamento e avaliação dos mecanismos que promovam a segurança e a paz social na RA que representam. Também deverão apresentar as reivindicações, queixas e sugestões da comunidade com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade.



Segundo Flávio Souza, candidato a presidente da chapa única do CONSEG do Jardim Botânico, o principal objetivo desse novo CONSEG será a implementação de serviços de segurança pública exclusivos para o Jardim Botânico, como um batalhão ou destacamento da Polícia Militar, uma delegacia de polícia e um batalhão do Corpo de Bombeiros.



Temos área no Jardim Botânico 3, no Mangueiral, em frente ao Solar de Brasília e em vários outros lugares para instalação desses equipamentos públicos. O governo só não implementa por que não vê o Jardim Botânico como uma área de risco”, afirma Flávio.



Outro problema apontado para o CONSEG resolver é a chamada “mancha criminal”, que forma as estatísticas de crime no bairro. Em decreto assinado no último dia 21, o governador dividiu o Jardim Botânico em três regiões, uma com Santa Maria, outra com São Sebastião e a terceira, com o Paranoá. Cada uma dessas regiões atraem o incidente ocorrido no Jardim Botânico para sua região, criando-se uma mancha criminal subestimada no Jardim Botânico e superestimada para o bairro vizinho que registrou a ocorrência.



Quem pode votar



Segundo a Secretaria de Segurança, representantes do governo e membros colaboradores detém o direito de voto. Os membros colaboradores são entidades comunitárias legalmente constituídas, sem fins lucrativos, como associações de moradores, clubes de serviço, órgãos classistas e organizações religiosas da sociedade civil e de interesse público de cada região administrativa.

2 comentários em “ELEIÇÃO CONSEG – Chapa única no Jardim Botânico

  • 18/08/2015 em 20:50
    Permalink

    Na eleição do CONSEG quem pode votar? não sou moradora do Jardim Botânico mas passo 10 horas do meu dia trabalhando no Conselho Tutelar do Jardim Botânico. Posso contribuir?

    Resposta
  • 19/08/2015 em 09:29
    Permalink

    Interessante! Os moradores não podem votar???? Acho injusto, afinal, somos nós da comunidade que estamos aqui no dia a dia e sabemos dos problemas que enfrentamos no dia a dia!!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: